Busca rápidaX

Justiça determina que Friosul pague produtores de leite da região de Ijuí

19 de agosto de 2022

O Juizado Especial Cível da Comarca de Ijuí julgou procedente ação de agricultores contra a Friosul, para que a empresa, com sede em Caxias do Sul, pague os produtores referente ao leite entregue em janeiro e fevereiro deste ano. A sentença foi publicada ontem, 18, pelo Juiz, Nasser Hatem. Agora, a Friosul tem um mês para protocolar recurso.

Hoje pela manhã, o advogado Alex Manchini, que representa vários agricultores, disse que é preciso aguardar se a empresa vai contestar ou não a decisão judicial. Somente após poderá acontecer o pagamento. A RPI entrou em contato nesta manhã com a Friosul a fim de saber os encaminhamentos, porém, a direção da empresa, que pode responder, estava em reunião.

Alex Manchini comenta que a Justiça ainda determinou correção monetária e juro de 1% ao mês sobre os débitos. Ele ainda observa que houve tentativa de acordo com a Friosul, no entanto, como não foi possível, então ocorreu encaminhamento judicial. Além disso, o advogado esclarece que o pagamento do dinheiro para os produtores de leite entra com caráter de verba alimentar, ou seja, com prioridade de quitação no caso de problemas financeiros de empresas.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinskli, ressaltou que são cerca de 80 agricultores que têm dinheiro para receber da Friosul, dentre os municípios de Ijuí, Bozano, Pejuçara, Ajuricaba, Panambi e Condor.

O débito da empresa com produtores da região é de aproximadamente um milhão de reais. Em média, cada produtor de leite possui cerca de 23 mil reais para receber. Porém, existe uma agricultora de Ijuí que aguarda 70 mil reais. Outros variam, por exemplo, de 8 a 30 mil reais. A Friosul deixou de recolher leite e agora atua apenas com fatiamento de queijo e presunto.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!