Busca rápidaX


MANCHETES

Justiça Eleitoral de Ijuí julga improcedente denúncia de candidaturas fictícias a vereadores pelo PSD

5 de fevereiro de 2025

A Justiça Eleitoral de Ijuí julgou improcedente a ação de investigação judicial eleitoral, protocolada pela coligação Brasil da Esperança, composta por PT, PDT e PV contra seis candidatos a vereador pelo PSD de Ijuí, na eleição de outubro do ano passado, e contra o próprio partido.

A acusação era de supostas candidaturas fictícias para fins de cota de gênero. A suspeita surgiu após baixa votação das candidatas Ana Carolina Moreira Ferreira, Andreia Guimarães de David e Kerolin Estefani Mattos Pietrovieh.

Segundo o Juiz Eleitoral substituto da 23ª Zona Eleitoral, Guilherme Eugênio Mafassioli Corrêa, mesmo que as candidatas tenham recebidos poucos votos e não demonstraram muito empenho nas campanhas eleitorais, não se pode dizer que não as realizaram.

Além disso, a Justiça frisa que não há como deixar de perceber que várias pessoas ouvidas externaram que as candidatas fizeram campanha eleitoral, mesmo que não em tempo integral e sem utilizar todos os meios aptos para isso. A conclusão ainda relata que as candidatas a vereadoras apresentaram notas fiscais de gastos de campanha com material publicitário.

Com isso, além de improcedência de irregularidades contra Ana Carolina Moreira Ferreira, Andreia Guimarães de David e Kerolin Estefani Mattos Pietrovieh, também ficam válidos todos os votos a vereador do PSD e validade a eleição de Gilmar Bischoff, Paulo Braga e Valmir Godoiz de Oliveira, o Goizinho a vereadores.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí