Busca rápidaX

MANCHETES

Justiça nega pedido de aborto de gestante com gravidez rara em São Luiz Gonzaga 

13 de outubro de 2022

A 2ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou, por maioria, dar prosseguimento a um recurso de habeas corpus que daria autorização a um pedido de aborto legal feito pela merendeira Lorisete dos Santos, de 37 anos. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (13). A moradora de São Luiz Gonzaga (RS) está grávida de gêmeas siamesas, com cerca de 7 meses de gestação, e os relatórios médicos apontam que os bebês, com malformação, teriam chances desprezíveis de vida após o nascimento.

Além disso, ela teme que os riscos enfrentados num parto de tamanha complexidade possam levá-la à morte, o que a motivou a procurar a Justiça. Hoje, o aborto legal é direito garantido em casos de risco à vida da gestante, sem importar o tempo gestacional. Durante consulta realizada nesta quinta-feira em Porto Alegre, a cerca de 470 quilômetros de São Luiz Gonzaga, cidade em que mora com o marido e os dois filhos, de 15 e 4 anos, ela foi avisada de que os fetos haviam desenvolvido um terceiro pulmão. “Eu fui no médico hoje (quinta-feira) e ele disse que as chances de elas viverem é quase zero. Eu não queria chegar a fazer a cesária para ter minhas filhas sem vida nos braços. É difícil”, diz ela.

Enquanto o caso se desenrola, eles estão tendo muitos gastos com viagens, consultas e estadias em Porto Alegre.

Ela merendeira e o pai das crianças Sr. Marciano, é pedreiro, família humilde e trabalhadores, mas que de momento estão sem poder trabalhar devido a todas essas circunstâncias. Eles não tem mais recursos para viagens e em casa já começa a faltar o alimento na despensa.

Quem quiser ajudar pode doar qualquer valor via PIX, se preferir doar alimentos, a doação também é bem vinda.

Chave PIX CPF: 030 125 070 78( Luciele Mendes Caldas)

 

Doação em alimentos: Rua Álvaro Batista, 248, bairro Joaquim Nascimento.

Telefone do Sr. Marciano

55 9 9996-0854.

Fonte: Fernando Maya Comunicação/RPI