Durante as comemorações do dia do produtor de leite no último sábado, 12, no auditório do Sicredi em Ijuí, ocorreu o lançamento do Milk Summith Brazil 2025, que acontece dias 14 e 15 de outubro no Parque de Exposições Wanderley Burmann. O secretário-executivo do Sindilat RS, Darlan Palharini, disse na Rádio Progresso, que o evento atendeu todas as expectativas, com a presença de lideranças e produtores.
A programação do Milk Summith já está praticamente confirmada, com palestras, debates e exposições voltadas a cadeia produtiva do leite. A ideia é debater vários pontos voltados ao setor, a fim de levar os temas para os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, com o que o produtor mais necessita.
Entre as dificuldades relatadas pelos produtores de leite, citou a questão da competitividade em relação as industrias, bem como cenários de novos mercados para dar uma abertura maior de comercialização.
Darlan disse ainda que um dos grandes gargalos da produção é a mão de obra dentro da atividade leiteira é um grande desafio. Frisou que há uma grande oportunidade de trabalho dentro das propriedades rurais, onde a remuneração é bem acima do que o comércio e geral oferece e muitas vezes falta este incentivo, reduzindo assim as propriedades rurais.
Dos pontos principais do evento dias 14 e 15 de outubro, durante a Expofest Ijuí, serão 04 eixos principais: No primeiro dia, pela parte da manhã o tema central será a competitividade, com palestras de especialistas e a tarde sobre as novidades que existem com relação ao consumo com produtos lácteos.
Para o dia 15 de outubro, será debatido sobre sustentabilidade e inovação, temas essenciais voltados ao agro e a cadeia leiteira. Após cada debate haverá uma mesa redonda com especialistas para debater os temas expostos e extrair diversos pontos que possam ser trabalhados pelo setor.