Busca rápidaX

Legislativo de Ijuí aprova LDO de 2022 e Executivo intensifica organização do orçamento

4 de novembro de 2021

Em sessão ordinária semanal realizada no final da tarde de ontem, a Câmara de Vereadores de Ijuí aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município para o próximo ano, iniciativa da prefeitura. Agora, a LDO volta para o Executivo a fim de organizar o orçamento municipal de 2022.

O secretário municipal da Fazenda, Serafim Marques Ferreira, ressalta que o projeto orçamentário de Ijuí para o ano que vem precisa ser entregue no Legislativo até 30 deste mês. Ele observa que agora também é necessário avaliar se a Câmara alterou algum ponto da LDO.

Já a funcionária da secretaria de Planejamento ijuiense, Vera Lúcia Rodrigues, comenta que os números ainda estão em análise, mas no momento existe estimativa de aproximadamente 560 milhões de reais de receitas para 2022, o que inclui recursos referentes à prefeitura e autarquias, ou seja, Departamento Municipal de Energia de Ijuí e Previjuí, que é o Instituto de Previdência dos servidores municipais.

Trata-se de entrada de dinheiro devido ao pagamento de tributos por parte de contribuintes e outras fontes de movimento habitual da administração municipal, ainda emendas de deputados e senadores, repasses de dinheiro dos governos estadual e federal, dentre outras áreas. No entanto, também é preciso definir as despesas do poder público de Ijuí para o próximo ano.

Vera Lúcia Rodrigues destaca que as despesas são compostas por folha de pagamento de servidores, obrigações legais, como percentual fixo para os segmentos de saúde e educação, ainda tem montante de orçamento para a Câmara de Vereadores e projetos de investimento. Para o Demei Distribuição deverão ser reservados em torno de 119 milhões de reais, ainda cerca de dois milhões para o Demei Geração e aproximadamente 79 milhões de reais para o Previjuí.

Até amanhã as secretarias e demais órgãos da administração municipal de Ijuí deverão repassar para a secretaria de Planejamento as projeções de gastos, por isso, ainda não é possível saber, ao certo, o valor total do orçamento do município para 2022.

Também ontem, na sessão do Legislativo ijuiense, baixaram comissões projetos da prefeitura que solicitam autorizações para transferir verbas para o Instituto Lar Bom Abrigo Gessy de Vlieger Ferreira, Associação Filantrópica Monte Moriá, Missão Evangélica de Amparo ao Menor – MEAME – e Instituto Humanitário e Educativo SOS Vida.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!