Busca rápidaX


MANCHETES

Lei garante prioridade no atendimento aos portadores de diabetes em Cruz Alta

20 de abril de 2022

Os vereadores de Cruz Alta aprovaram, na segunda-feira (11), o projeto de lei da Vereadora Laura Durigon Ajala (PCdoB) (foto) que garante a prioridade no atendimento aos portadores de diabetes que precisam fazer exames, coletas de sangue, ultrassonografia de abdômen em postos de saúde, clínicas, hospitais, laboratórios e similares situados no Município de Cruz Alta.

A nova lei entra em vigor após a sanção da Prefeita Drª Paula, que deve ocorrer nos próximos dias, após o período de informação e adequação dos espaços públicos e privados que atendem os portadores de diabetes.

“É um projeto simples, mas de grande benefício para a população”, disse a vereadora. Segundo ela, cerca de 30 mil pessoas convivem com a doença, o que amplia a importância de medidas como essa.

Um dos requisitos necessários para a realização de diversos exames em pessoas acometidas pela diabetes é o jejum, um fator que agrava muitos sintomas e pode causar desmaios nos pacientes: “É muito recorrente presenciar desmaios e mal-estar, que ocorrem por causa do jejum necessário para a realização dos exames somados ao longo tempo de espera nas filas. Se o jejum é imprescindível e inquestionável nessa situação, o que podemos fazer é reduzir o tempo de espera dos pacientes”, explica Laura. Na prática, quando a lei entrar em vigor, os portadores de diabetes terão prioridade no atendimento quando acessarem os serviços de saúde públicos e privados.

Sabia mais na entrevista:

Fonte: Rádio Progresso com Assessoria de imprensa