Busca rápidaX

Lideranças das Missões fazem nova investida por construção de ponte internacional

19 de abril de 2018

Pouco mais de um mês depois da primeira saga missioneira, lideranças daquela região gaúcha realizaram uma nova peregrinação em Brasília, na luta pela construção da ponte internacional entre Porto Xavier, no Brasil, a San Javier, na Argentina, sobreo Rio Uruguai. Liderado pelo deputado Darcísio Perondi, MDB, o grupo participou de diversas audiências, inclusive com os ministros do Planejamento Esteves Colnago, dos Transportes Valter Casimiro Silveira e das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira.
 

A primeira escala da nova saga missioneira foi no Ministério do Planejamento. O novo titular da Pasta, Esteves Colnago, chamou sua assessoria internacional para a audiência, orientou o grupo sobre procedimentos e explicou que, vencidas todas as etapas e cumpridas todas as exigências legais, não haverá dificuldades para o empenho dos R$ 81 milhões garantidos no Orçamento deste ano para a obra, objeto de Emenda Impositiva aprovada pela bancada gaúcha no final de 2017.
 

Em seguida o grupo esteve com o novo ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira. Ele recebeu a informação de que o anteprojeto da ponte está sendo elaborado pela Prefeitura de Porto Xavier e deve ficar pronto em três meses, quando será submetido à apreciação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. O ministro orientou o grupo a buscar assessoria de técnicos do DNIT, o que aconteceu nessa quarta-feira (18), para que não haja percalços e nem dificuldades para a aprovação do anteprojeto.

Segundo o ministro dos Transportes, assim que o anteprojeto for aprovado, o grupo terá que obter também a anuência do governo argentino. Nesse sentido, o grupo missioneiro deve ir a Buenos Aires nas próximas semanas. Vencidas todas essas etapas, Valter Casimiro acredita que a licitação deve acontecer no mês de setembro, sem a necessidade de licença ambiental nesta fase.
 

Segundo explicou o deputado Darcísio Perondi, o dinheiro para a ponte já existe. Pelos estudos realizados, a obra deve custar cerca de R$ 60 milhões, sem contar os acessos e obras viárias. Com o anteprojeto pronto, a obra deve ser incluída no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e deverá ser executada através de um RDC (Regime Diferenciado de Contratação), onde a empresa vencedora da concorrência pública tem que fazer o projeto e construir a ponte.
 

A última etapa da segunda saga missioneira aconteceu no Palácio Itamaraty, com o ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira. Ficou acertado que o Itamaraty vai dar todo o suporte necessário para a visita da comitiva brasileira a Buenos Aires. Além disso, será realizado um seminário, possivelmente em Santo Ângelo, organizado pela Associação dos Municípios das Missões – AMM, para levantar o potencial econômico da ponte internacional de Porto Xavier e também do porto de Santa Ana, que será construído pela Argentina. “Vamos ouvir as forças produtivas dos dois países. Assim teremos argumentos fortes para apresentar aos dois governos e, assim, conseguir o início das obras ainda este ano”, afirmou Perondi. 
 

Além dos deputados Darcísio Perondi e Cajar Nardes (PODE-RS), integravam o grupo missioneiro o prefeito de Rolador e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Paulo Peixoto, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul da Prefeitura de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, e o secretário de Fazenda de Rolador, Augusto Pelegrin.

error: Conteúdo protegido!