Busca rápidaX

Limpeza total em Santa Rosa devido ao temporal deve perdurar por dois dias

30 de dezembro de 2023

O Corpo de Bombeiros de Santa Rosa acredita que o trabalho de limpeza em razão do temporal do começo da manhã de ontem perdure até segunda-feira. Ainda há muitas árvores e galhos caídos em vias públicas, também em cima de residências, além de restos de fachadas de empresas arrancadas pelo vendaval e até placas de energia solar que sofreram danos e ficaram espalhados.

Mais de 200 casas tiveram destelhamentos. A área rural de Santa Rosa, da mesma forma, constata prejuízos. Até o começo desta manhã, os bombeiros tinham retirado em torno de 70 árvores derrubadas pelo vento. Somente no parque de exposições do município o dano estimado com a intempérie é de aproximadamente um milhão e 500 mil reais. Grande parte da cidade de Santa Rosa ainda está sem luz, mais de 24 horas após o temporal.

Região

Além de Santa Rosa, vários municípios da mesma região sofreram estragos pelo temporal de ontem pela manhã. Na cidade de Santo Cristo houve queda de árvores. Num dos casos, dois veículos foram atingidos. O vendaval ainda derrubou postes de energia elétrica. Várias casas tiveram danos nos telhados. Na localidade de Linha Rolador Alto, um prédio de uma fabrica de tintas foi completamente destruído por incêndio.

Em Nova Candelária, na região Celeiro, prédios públicos e residências sofreram prejuízos, inclusive com destelhamento de um pavilhão utilizado para eventos. Já em Coronel Bicaco, na localidade de Galpões, o vento causou destelhamento e quedas de árvores.

No município de Crissiumal, diversas propriedades rurais tiveram danos, por exemplo, nas comunidades de Vista Nova, Vista Alegre e Lajeado Tigre. Na localidade de Linha Brasil, propriedades de suinocultura e produção de leite tiveram destelhamento e destruição de galpões.

Em Tenente Portela, a prefeitura vai decretar situação de emergência em razão do temporal de ontem. Cerca de 200 casas sofreram destelhamentos, principalmente no perímetro urbano. Há registros, ainda, de problemas na Terra Indígena do Guarita. O vento também derrubou árvores e postes. Uma unidade de saúde e algumas escolas, da mesma forma, tiveram danos parciais nos telhados. Prédios de empresas e de entidades de Tenente Portela também foram atingidos.

Em Três Passos, a cobertura de uma revenda de veículos desabou, assim como a estrutura de um viveiro. Da mesma forma, o município de Braga teve danos com o temporal de ontem, com alguns destelhamentos em casas. Ainda árvores atingiram residências.

Na região das Missões, o temporal de ontem destruiu uma quadra sintética de futebol. A cobertura foi derrubada. Outros estragos também ocorreram no município. Já em Cerro Largo, o forte vento derrubou árvores, ainda danificou imóveis residenciais e comerciais. Dois grandes armazéns, no perímetro urbano, tiveram folhas de zinco arrancadas. As rajadas de vento chegaram a 115 quilômetros por hora. São Nicolau e Porto Xavier foram outros municípios com danos pelo temporal.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí