Em relação à canola, dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, 10% se encontra em granação, 41% em floração e o restante em desenvolvimento vegetativo. No tocante ao trigo, o plantio está concluído, total de 363 mil, 330 hectares, com 25.330 hectares a menos que a safra do ano passado nos mesmos 44 municípios da região de Ijuí.
O agrônomo, Gilberto Bortolini, explica que essa redução de área em relação a 2022 não é muito expressiva se considerar que na safra passada o total de hectares com trigo ficou bastante acima do normal, especialmente por conta do bom preço pago ao agricultor. Em 2021, por exemplo, foram 312 mil hectares.
E com as temperaturas mais elevadas o plantio do milho desta nova safra poderá ser antecipado, pois com clima frio a germinação fica prejudicada. Com perspectiva de aumento de chuvas, visto o El Niño, a tendência é que os produtores aproveitem o momento para já efetuar a semeadura, até porque existe umidade adequada no solo. Na região Celeiro, nesta semana iniciou o plantio do milho.