Busca rápidaX

Maioria do pacientes internados na UTI Covid do HCI tem menos de 70 anos

17 de março de 2021

O perfil dos pacientes acometidos pela covid-19 que acabam necessitando internação nas UTIs vem mudando nos últimos dias.

De acordo com a Médica Mariele Zardin, especializada em Clínica Médica, Reumatologia, mestre em Ciências Médicas e Diretora Técnica do Hospital de Caridade de Ijuí, a média de idade dos pacientes acometidos pelo coronavírus vem caindo e hoje,  na UTI Covid do HCI, a maior parte dos pacientes tem menos de 70 anos.

Ela relata que esta alteração vem sendo observada nas duas últimas semanas. Ainda não se sabe se isso é reflexo da vacinação de pacientes acima dos 77 anos ou se é uma característica das novas cepas do vírus. Já existe a confirmação de que no Rio Grande do Sul há transmissão comunitária das novas variantes do coronavírus e por isso o hospital não está mais fazendo a testagem para detecção do tipo de cepa específica, mas sim somente para a detecção do vírus de modo geral.

Outra mudança intrigante destacada pela Diretora Técnica Mariele é o período de início e de agravamento dos sintomas. Antes o paciente apresentava sintomas até o quarto dia de contágio e entre uma semana e meia a duas semanas já estava recuperado, agora, com as novas cepas, os pacientes vêm apresentando sintomas a partir do décimo dia e se agravam muito rapidamente, assim o período da doença acaba sendo maior e mais agressivo. 

Em contrapartida, como os pacientes registrados nas últimas semanas são de faixa etária mais jovem, eles acabam ficando menos tempo nas UTIs por ter uma resposta mais rápida e efetiva aos tratamentos, em alguns casos, podendo até ser evitado o processo de intubação, optando  assim pela ventilação mecânica não invasiva, aderindo o uso de máscaras de oxigênio. Deste modo a UTI Covid do HCI tem registrado maior rotatividade de pacientes.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí. Imagrm ilustrativa.
error: Conteúdo protegido!