Busca rápidaX


Maioria dos Municípios da Amuplam registram evolução no índice de Educação do RS

25 de novembro de 2024

Os municípios da Associação dos Municípios da Região do Planalto Médio (Amuplam) tiveram, no geral, elevação na pontuação do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS), divulgado na semana passada pelo Governo do Estado. O indicador mede a qualidade da educação no ensino fundamental das escolas municipais gaúchas, através do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, as conhecidas provas SAERS.

Iniciado em 2022, o índice passou a ter uma importância maior no cálculo que define a alíquota que cada município terá para o rateio do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), uma das fontes mais importantes de receitas às prefeituras.

No IMERS de 2023, o grande destaque foi o município de Bozano, que ficou em primeiro lugar na Amuplam, com um resultado de 79,6017, sendo o 21º colocado em nível estadual. No ano anterior, o município havia obtido o resultado de 75,7729, ficando em segundo lugar na Amuplam e em 15º no Estado, liderança ocupada, na ocasião, por Augusto Pestana, com resultado de 76,4782 (estando em 11º no RS).

Já em relação a evolução entre os dois anos de provas, o grande destaque foi o município de Jóia, que apresentou o maior crescimento, saltando de 46,2244 para 73,7141. Em nível regional, o município saiu do último lugar para o quarto lugar. Já em nível de Estado, Jóia saiu da posição 459 e foi para a posição 74, subindo 385 posições. Outro destaque na evolução foram os municípios de Condor e Ajuricaba, que subiram 15,51 e 13,54 pontos, respectivamente, entre os dois anos, ocupando a segunda e terceira posição na região da Amuplam. Os resultados completos você confere nas tabelas e gráfico.

Fonte: https://amuplam.com.br/ RPI