Mais de 200 casas foram atingidas pela queda de granizo em Santa Vitória do Palmar, na Região Sul do estado, na noite de domingo (15). A Defesa Civil ainda está contabilizando o número de residências danificadas.
O prefeito da cidade, Wellington Bacelo, informou que algumas casas tiveram todas as telhas quebradas, o que fez com que famílias ficassem desalojadas.
“Várias pessoas precisaram sair das casas e ficar em vizinhos, amigos”, afirma. “As assistentes sociais primeiramente identificaram as famílias em risco, detalhes de engenharia o nosso pessoal começa agora pela manhã. Nossa preocupação foi distribuir lonas para amenizar a situação e acolher quem perdeu tudo”, acrescenta.
Segundo o coordenador de Proteção e Defesa Civil da região de Pelotas, tenente-coronel Leonardo Nunes, os bairros mais afetados são Porto, Vila Nova, Mutirão dos Pinhos e Coxilha. A queda de granizo ocorreu por volta das 23h. Bombeiros também auxiliam nos atendimentos.
O prefeito conta que a situação está difícil na cidade. “Eu e minha equipe da Defesa Civil, Secretaria de Obras e também Assistência Social, estivemos em força-tarefa até as 6h da manhã auxiliando as famílias em diversos bairros. Colocamos mais de 15 mil metros de lona”.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta nesta segunda-feira (16) sobre o risco de ventos fortes e queda de granizo. O aviso vale para todo o estado. A Somar Meteorologia informou que uma frente fria que está entre o Uruguai e a Fronteira com o Rio Grande do Sul já provoca temporais, na Região da Campanha.
Ao longo do dia, a previsão é de que as áreas de instabilidade avancem para o restante do estado, causando chuvas com intensidade moderada a forte acompanhadas de descargas elétricas.