O município de Ajuricaba registrou recentemente um caso de leptospirose. A doença infecciosa febril aguda é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira. Segundo a coordenadora técnica do serviço de Vigilância em Saúde de Ajuricaba, Anelise Appel Schneider, o paciente, de 44 anos, inicialmente apresentou sintomas muito semelhantes aos da dengue, porém, após uma série de exames, positivou para leptospirose.
Nossa reportagem entrou em contato com o homem, morador da cidade de Ajuricaba, que relatou a situação que passou nesse período. Segundo ele, os sintomas começaram no dia 20 de fevereiro, com mal estar, dores no corpo, fraqueza, febre e muito suor. Posteriormente houve uma grave complicação nos rins e alteração nos batimentos cardíacos. “Meus rins praticamente pararam e precisei ficar hospitalizado por cinco dias no Hospital de Caridade de Ijuí. Todos os meus exames de sangue deram resultado alterado, minha pressão ficou 7/5 e fui internado em estado gravíssimo” relata o homem de iniciais A.D. que preferiu não ser identificado. Passada toda essa situação difícil, o paciente contraiu pneumonia e hoje, mais de 40 dias desde o diagnóstico, ele ainda relata dificuldades para respirar, ainda tem muita tosse e a sensação de fraqueza também continua. Familiares relataram que foram momentos muito difíceis e de muito medo.
A coordenadora técnica do serviço de Vigilância em Saúde de Ajuricaba disse que em casos mais graves da doença o índice de mortalidade pode chegar a 40%. “Felizmente hoje o paciente está respondendo ao tratamento e apresentando um quadro de melhora” afirma Anelise. Segundo ela, é importante o cuidado ao adentrar rios, açudes e banhados, pois esses locais são mais propícios a presença de urina dos animais que transmitem a doença, principalmente os ratos.