Busca rápidaX

Mais de 5300 pessoas já procuraram por atendimento junto a UPA 24h de Ijuí nos primeiros 42 dias do ano

12 de fevereiro de 2021

A Unidade de Pronto Atendimento, UPA 24h de Ijuí, registrou uma diminuição de 15% no número de atendimento numa comparação a janeiro deste ano com o mesmo mês do ano passado. Segundo dados divulgados pelo coordenador do serviço em Ijuí, enfermeiro Tiago Zientarski, em janeiro do ano passado foram 4607 atendimentos. Agora, o primeiro mês do ano registrou 3.997 consultas.


No entanto, Tiago afirma importante levar em consideração o fato de que neste período do ano passado não havia o Centro de Triagem, que iniciou o atendimento em Ijuí em Março de 2020. Ainda assim, nos últimos meses, a Unidade de Pronto Atendimento registra cerca de 125 atendimentos diários, sendo que nos primeiros 43 dias do ano, ou seja, segundo dados coletados até esta quinta-feira (11), a UPA já registrou 5360 atendimentos. “É um número bem expressivo diante da população de Ijuí” avalia Tiago.


Porém, os 15% na queda por atendimentos na UPA resultam num tempo de espera menor por parte dos pacientes: no ano passado, casos classificados como não urgentes ou emergentes, aguardavam cerca de 50 minutos para o atendimento. Hoje esse tempo caiu para aproximadamente 18.

Também segundo Tiago houve uma estabilidade no que se refere aos casos de urgência e emergência, que hoje representam cerca de 17% dos atendimentos da UPA e são classificados segundo o sistema de diferenciação de cores, uma esquemática muito justa na avaliação do coordenador da UPA, já que as cores vermelha e amarela indicam casos de urgência e emergência: para essas situações o tempo de espera é ainda menor: “geralmente pessoas classificadas na cor vermelha são atendidas imediatamente” afirma Tiago.

Ele comenta que todos os profissionais que atuam junto ao acolhimento são devidamente treinados para atuar junto ao sistema de classificação de risco.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!