Mais de 800 animais foram castrados em 2022 pela Secretaria do Meio Ambiente. A meta, conforme o titular da pasta Yuri Pilissão, é que 1,2 mil passem por este procedimento até o final do ano. As ações são realizadas em animais de rua ou cujo proprietário recebe algum benefício social.
“Estamos fazendo alguns mutirões de pessoas que queiram fazer o cadastro das pessoas que queiram encaminhar seus animais para castração, microchipagem ou atendimento clínico. As reuniões servem para convidar que as pessoas façam seus encaminhamentos junto à Secretaria do Meio Ambiente”, destacou o secretário.
Nesta quinta-feira as ações ocorrem no bairro Elisabeth. O trabalho também já foi realizado no Independência e a ideia é passar por todos os bairros. O município está investindo em novos veterinários para atender esta causa. “Queremos fazer vacinação contra zoonoses e demais encaminhamentos. Todo o cachorro que passa pela secretaria recebendo algum atendimento ou indo para a feira de adoção recebe um microchip. Isso serve para identificar o cão. Nele consta dados do animal, como por exemplo, quantos atendimentos ele já recebeu. Ajuda também na identificação de proprietário0s em casos de abandono e situações de maus tratos”, concluiu.