Busca rápidaX


MANCHETES

Candidato a prefeito pelo PT de Ijuí esperava mais apoio, mas entende que sigla saiu fortalecida

17 de outubro de 2024

Mesmo com a derrota na eleição deste ano para a prefeitura de Ijuí, o PT entende que saiu fortalecido do pleito, muito por conta de ter eleito dois vereadores, um a mais que a atual legislatura e ter tido a melhor performance de votos dentre as siglas de oposição, com mais de seis mil votos dentre os candidatos ao Legislativo.

A análise foi feita hoje pela manhã, durante entrevista na RPI, pelo atual vereador petista, Beto Noronha, que concorreu a prefeito. Para a majoritária, ele e o candidato a vice-prefeito, Aldair Cossetin, do PT, receberam 13.284 votos, ou seja, 27,43% dos votos válidos.

Nesse quesito, ou seja, na eleição para a prefeitura, Beto Noronha disse que esperava melhor votação, principalmente pela aliança com o PDT. Comentou que 70% do diretório pedetista votou pela aprovação da coligação com o PT, porém, na prática isso não se traduziu em votos na urnas no pleito do último dia 6.

Noronha citou efetivo envolvimento, durante a campanha, do ex-prefeito, Fioravante Ballin; do presidente do PDT, Antenor Weiller, ainda dos vereadores, Cleuton Rolim e Josias Pinheiro, mas falta de apoio de outras lideranças pedetistas. Beto Noronha acredita que os mais de 13 mil votos recebidos foram de eleitores conscientes na proposta apresentada.

Referente à derrota, também na entrevista nesta manhã na Progresso, ele observou que não havia rejeição ao nome dele para prefeito, mas resistência no tocante ao PT e PDT em Ijuí. Tanto é que isso se refletiu na composição da Câmara de Vereadores para os próximos quantos anos, visto que oposição elegeu apenas quatro vereadores, dois do PT e mesmo número do PDT. Já o grupo da situação vai ter 13 vereadores.

Beto Noronha ainda comentou o fortalecimento dos partidos de direita em Ijuí, que vem desde a última eleição municipal e também com a eleição para presidente e governador, em 2022, quando candidatos dessas siglas tiveram boa votação.

Outro fator que não se refletiu em votos para a oposição em Ijuí, na eleição deste ano, é a questão do presidente da República, Luis Inácio da Silva, ser do PT. Noronha destacou que mesmo com investimentos do governo federal no município, como construção das paralelas na BR 285 e projetos do HCI – Hospital de Clínicas – isso não culminou em resultado nas urnas.

Sobre o futuro, Beto Noronha informou que agora está envolvido na campanha do segundo das eleições, com apoio a candidatos do PT às prefeituras, especialmente em Santa Maria. Ele não descarta concorrer a deputado estadual, no pleito de 2026, até porque na eleição passada concorreu ao mesmo cargo, não foi eleito, mas teve a maior votação, em Ijuí, em relação aos 11 candidatos a deputados estadual e federal.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí