A Vereadora Bruna Gubiani e o coletivo ‘é as gurias’, protocolaram, na sessão desta segunda-feira(09), na câmara de vereadores, um anteprojeto de lei que cobra do poder executivo uma posição sobre as pessoas que escolhem a marca da vacina contra a Covid-19.
Denominado de sommelier de vacina a prática já foi observada em várias cidades pelo País. Na prática, a pessoa aguarda a divulgação das doses e decide sobre a imunização. Em alguns lugares já foram reportados casos de pessoas que desistem da imunização na fila de espera.
Especialistas já se posicionaram sobre o fato, rechaçando essa prática. Em uma recente entrevista à Rádio Progresso o Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações(Sbim), Dr. Juarez Cunha, disse que todos os imunizantes tem comprovadamente eficácia contra os casos graves da doença.
A proposta das vereadoras é que as pessoas que escolhem os imunizantes sejam colocados no final da fila, priorizando quem realmente quer receber a imunização. “O prefeito precisa se posicionar sobre esse fato. Não é apenas defender voto impresso, precisa se posicionar diante dos problemas da cidade”. disse a vereadora Bruna na tribuna do Parlamento. “Isso prejudica o andamento da vacinação”, completou.
O anteprojeto de lei segue agora para a mesa do Prefeito que decide se acata ou não a proposição.