Busca rápidaX

Manhã foi considerada de votação tranquila no segundo turno em Pelotas e Caxias do Sul

27 de outubro de 2024

PT e PL disputam a prefeitura de Pelotas, neste segundo turno, cujas eleições acontecem hoje, Dessa forma, no município do sul do Estado ocorre reedição do enfrentamento entre os partidos que se estiveram no segundo turno das últimas eleições presidenciais no Brasil, em 2022, entre Luís Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL.

São candidatos a prefeito, em Pelotas, Fernando Marroni, do PT, e Marciano Perondi, do PL. Ambos são de oposição, pois atualmente a gestão pelotense é administrada pelo PSDB, que não foi para o segundo turno com o candidato, Paulo Estima. No primeiro turno ele ficou em terceiro lugar na votação.

O repórter, Marcelo Prestes, da rádio Universidade de Pelotas, disse nessa manhã na RPI que nos últimos dias de campanha os candidatos Marroni e Perondi subiram o tom, inclusive, houve vários direitos de resposta para ambas as partes, através da Justiça Eleitoral.

Porém, neste domingo pela manhã não houve problemas no pleito. Os dois candidatos votaram nesta manhã. A expectativa é que as abstenções se estabilizem ou aumentem neste segundo turno. No primeiro turno, dia 6 de outubro, em torno de 20% dos eleitores de Pelotas deixaram de votar, o que representa cerca de 60 mil pessoas.

Caxias do Sul é outro município gaúcho com segundo turno. Disputam o voto dos eleitores, o atual prefeito, Adiló Didomenico, do PSDB, e Maurício Scalco, do PL. Os dois votaram pela manhã. O repórter da Rádio Caxias, Gustavo Louzada, informou na Progresso hoje pela manhã que até o momento o pleito transcorre de maneira normal, sem denúncia de crime eleitoral. Também não há problemas em urnas eletrônicas. Poucas filas se formaram nessas primeiras horas de votação em seções eleitorais de Caxias do Sul.

Segundo Gustavo Louzada, a expectativa é saber para onde vão os cerca de 61 mil votos obtidos pela candidata a prefeita do PT, no primeiro turno, Denise Pessôa, que ficou em terceiro lugar, pois se trata de um percentual que pode decidir a eleição. Para se ter uma ideia, no primeiro turno, Maurício Scalco teve 89,260 votos; Adiló Didomenico, 64.537; e Denise Pessôa, 61.684 votos.

Segundo turno no Brasil

Eleitores de 51 municípios do Brasil voltam às urnas, hoje, para votar no segundo turno das eleições deste ano, a fim de escolher prefeitos e vices. 15 desses municípios são capitais de Estados, inclusive Porto Alegre. O segundo turno acontece nos municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito obteve mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, nesse ano, realizado em 6 de outubro.

No Rio Grande do Sul, há segundo turno em Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria. Disputam o voto dos eleitores, neste domingo, os dois candidatos a prefeito que ficaram em primeiro e segundo lugares no primeiro turno. No segundo turno não tem votação para vereador.

A votação ocorre das 8 às 17 horas em todo país. No mesmo horário, quem estiver fora do domicílio eleitoral pode justificar a ausência em seções eleitorais ou através do e-Título, ou seja, o título eleitoral eletrônico. Porém, o prazo para baixar ou atualizar o e-Título terminou ontem.

Em Ijuí, hoje, o Cartório Eleitoral está aberto, das 8 às 17 horas, para quem quiser justificar o voto, referente a eleitores de municípios gaúchos com segundo turno. Para isso, é preciso apresentar documento com foto e o título eleitoral, se tiver.

E hoje, a RPI realiza cobertura especial em razão das eleições. Desde o período da manhã, há informações do andamento do pleito, especialmente com informações direto dos municípios gaúchos em que ocorre segundo turno. Já a partir das 17 horas, a Progresso vai acompanhar a apuração dos votos, até os resultados finais e repercussões.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí - Foto: Marcelo Prestes - Rádio Universidade de Pelotas