Busca rápidaX

MANCHETES

Manifestação em Ijuí nesta tarde busca justiça pela morte da pequena Natasha Rieger

7 de julho de 2024

A morte da menina Natasha Vitória da Silva Rieger, de 4 anos de idade, que ocorreu no dia 26 de junho, comoveu a comunidade ijuiense na última semana. Apontada como uma suposta negligência médica pela família da vítima, a situação ainda não foi denunciada oficialmente ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers).  Sem uma denúncia, a autarquia não pode realizar a investigação sobre o caso, conforme explicou o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, em entrevista à Rádio Progresso na manhã desta quinta-feira (04).

Durante a entrevista, o presidente da autarquia também exemplificou situações médicas de orientações e acompanhamento de um médico novo na rede, bem como falou sobre solicitação de exames e até possíveis transferências e procedimentos médicos que devem ser adotados num caso hipotético de doença respiratória. Relembrando o caso, Natasha, que completou 4 anos no último dia 11 de junho, faleceu na quarta-feira, dia 26. Segundo relato da mãe da menina, ela a teria levado duas vezes à UPA e foi mandada embora sem que fossem realizados exames de sangue ou de imagem, apenas um teste de Covid.

Depois de um quadro de piora a mãe a levou pela terceira vez, quando fizeram enfim um raio X. Com o resultado do raio-x, a médica diagnosticou Natasha com pneumonia grave e a encaminhou para o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), onde foi estruturada uma “mini UTI”, de acordo com o relato, uma vez que o HCI não possui Unidade de Terapia Intensiva pediátrica. Do HCI, Natasha foi encaminhada para um hospital em Santa Maria, que é referência para a região de Ijuí, onde ela faleceu.

Na busca por justiça, a família e a comunidade de Ijuí organizam uma caminhada em forma de manifestação, que acontece na tarde de hoje (07). O ponto de encontro será na UPA, às 15h, e o ponto de chegada, na prefeitura de Ijuí.

Fonte: RPI