Sob a justificativa de que não dá mais para esperar, organizações e partidos que não concordam com a atuação do governo Bolsonaro encararam o dilema de convocar atos de rua contra o presidente durante a pandemia da Covid-19 e decidiram marcar uma manifestação nacional pelo impeachment para 29 de maio.
Denominada “Povo na Rua, fora Bolsonaro”, o manifesto pacífico é organizado pela sociedade civil.
O ato não está veiculado a nenhum partido. Para chamar a população brasileira a participar do ato, foi criada uma página no Facebook e no Instagranm. Nas redes sociais o ato já conta com o apoio de mais de 20 mil pessoas.
Em Ijuí, a manifestação vai ocorrer na Praça dos Imigrantes, às 15h. Segundo a organização, o evento vai respeitar todos os protocolos de segurança em relação a Covid-19, como por exemplo à distância de 2 metros por pessoa. Também será obrigatório uso de máscaras. Além disso, serão distribuídos gratuitamente álcool em gel e máscaras aos participantes.
Além da bandeira de “fora, Bolsonaro”, manifestantes querem declarar apoio à CPI da Covid e pedir rapidez na vacinação e retorno do auxílio emergencial de R$ 600. Também serão abraçadas pautas como a luta antirracista, o fim da violência policial, o ataque às privatizações e a defesa da educação pública.
Organizadores alegam que, se o povo precisa ir à rua em plena pandemia, é porque o governo Bolsonaro é mais letal que o vírus. Pessoas que apresentarem qualquer sintoma relativo a Covid são orientadas a ficar em casa.