A Prefeitura Municipal de Ijuí divulgou na tarde de hoje (16), nota explicativa sobre a descoberta de descarte irregular de lixo hospitalar, mais precisamente testes rápidos aplicados para Covid-19. Veja abaixo:
Administração Municipal vem por meio desta Nota esclarecer a questão do descarte inadequado de materiais utilizados na aplicação dos testes rápidos, referente a pesquisa do coronavírus realizada pelo Ministério da Saúde- Ibope e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em resposta as matérias veiculadas nos portais IjuiNews e reportagem Jânio Fernandes a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que:
O lixo encontrado no bairro Elizabeth não é proveniente de pesquisa local e sim oriundo de pesquisa terceirizada com contratação de profissionais pelo Ibope com a supervisão de campo pela UFPel. A secretária da pasta, Andreia Amorim, comunica que assim que foi identificado o descarte inadequado do lixo, os profissionais da secretaria da Saúde, fiscais sanitários com supervisão da UFPel recolheram os testes com todas as medidas necessárias e os mesmos foram encaminhados para o local destinado aos materiais contaminados na SMS.
A administração municipal recebeu a informação de que os órgãos públicos envolvidos na pesquisa já identificaram o entrevistador e efetivaram o seu afastamento, além disso, a pessoa que efetuou esse descarte incorreto irá responder processo jurídico por parte da UFPel.
É salientado, ainda que, na próxima etapa da pesquisa haverá um maior acompanhamento dos fiscais do município atendendo solicitação da secretaria da Saúde e Brigada Militar.