Depois de um grupo de cerca de 50 moradores dos bairros Glória, Modelo e Jardim, protestarem ontem (31) em busca de soluções para o cheiro de fumaça proveniente de um incêndio que atingiu um silo de grãos da empresa Campo e Lavoura, em Ijuí, nesta manhã (01) a reportagem da Rádio Progresso conversou com Josiane Blass, moradora do bairro Modelo, que em entrevista à RPI representou as centenas de pessoas que se sentem prejudicadas com o forte cheiro da fumaça.
Nesta quinta-feira a situação completa 20 dias. O incêndio começou na madrugada do dia 12 de abril, quando imediatamente iniciou o trabalho do corpo de bombeiros, que conseguiu combater as chamas. No entanto, a fumaça é proveniente dos focos que ainda não foram extintos. Segundo atualizações do Corpo de Bombeiros de Ijuí, o combate aos focos segue diariamente. As chamas são extintas toda vez que a corporação vai ao local, porém, a quantidade de soja ainda aquecida causa uma reignição das chamas horas depois. A corporação lembrou ainda que a soja possui muito óleo no grão, por isso a extinção é ainda mais complicada, e afirmou à nossa reportagem que provavelmente esse é o incêndio no qual já foi mais utilizado água no combate às chamas da história de Ijuí, com cerca de 400 mil litros até agora.
Durante entrevista nesta manhã, Josiane disse que muito antes do incêndio, há cerca de quatro meses, os moradores já sentiam cheiro de “produto podre”.
No dia 01 de abril, 12 dias antes do incêndio, alguns moradores solicitaram à Secretaria Municipal do Meio Ambiente para que comparecesse ao local a fim de averiguar a situação. Segundo ela, foi constatado que realmente havia produto apodrecendo em um silo, e este teria sido depositado no pátio da empresa, causando o mau odor. Na mesma ocasião a situação foi repassada à FEPAN, que fiscalizou o local e notificou a empresa, segundo Josiane. Depois disso, no dia 12, iniciou o incêndio.
Os moradores cobram por respostas e afirmam que a situação se tornou um problema de saúde pública, resultando em várias pessoas com problemas respiratórios. “Já tivemos relatos de desmaios, problemas na pele, e muitos outros que são resultados do cheiro de fumaça. Queremos ações imediatas para que isso acabe. Vamos seguir reunindo moradores que se sentem prejudicados e promovendo novas manifestações, até que algo seja feito” afirma Josiane.
A empresa está localizada no bairro Assis Brasil, mas o cheiro de fumaça ainda é sentido em diversas regiões de Ijuí. Ainda segundo os moradores, o Ministério Público já foi acionado e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) emitiu um laudo de constatação com um auto de infração contra a empresa por poluição atmosférica com multa calculada em R$ 68.000,00 mais multa diária no valor de 10%. A Rádio Progresso segue disponível para ouvir representantes da empresa.
Abaixo está disponível a entrevista completa realizada nesta manhã no programa Rádio Ligado: