Busca rápidaX


MANCHETES

Médico ijuiense é homenageado em Sessão na Câmara após receber prêmio internacional

18 de junho de 2024

Na noite desta segunda-feira (17), o médico ijuiense Alexandre Moraes Bestetti foi homenageado na Sessão da Câmara de Vereadores de Ijuí. Ele conquistou, no último mês, o primeiro lugar na Copa do Mundo da Endoscopia, que ocorreu durante o Digestive Disease Week (DDW), o maior encontro científico mundial da área de aparelho digestivo, que reúne, anualmente, cerca de 20 mil médicos, pesquisadores e acadêmicos.

Durante o evento, que aconteceu de 18 a 21 de maio em Washington D.C., nos Estados Unidos, Alexandre também recebeu o título de Best of the Best pelo melhor trabalho publicado na categoria estômago/intestino delgado. Além disso, como chefe da equipe de residentes, classificou a Endoscopia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) para a final do Golden Scope, uma competição entre todas as residências de aparelho digestivo do mundo, em que classificam-se apenas dois grupos de fora dos Estados Unidos – e a equipe do médico ijuiense foi uma delas, entre 65 concorrentes.

“Eu fico honrado de vir aqui até minha casa, minha cidade, eu sou ijuiense, filho de ijuienses, e tive como objetivo sempre, desde o início da minha formação, fazer a melhor formação possível, para depois poder voltar e trazer algo para cá. A busca que eu fiz foi para trazer inovação, novos recursos e poder propiciar isso não só ao meu paciente de consultório, mas levar isso para população acho que é o que engrandece a nossa profissão. Poder levar isso para a população e mudar a vida de uma pessoa, de uma família, de uma comunidade”, afirmou Alexandre durante a apresentação de seu trabalho.

O convite para a participação foi proposto pelo vereador Bira Erthal, que parabenizou o médico pela conquista e ressaltou a importância das pesquisas voltadas a melhorias na área da saúde, destacando o potencial de Ijuí como um polo em saúde. Os vereadores Jorge Amaral, César Busnello, Matheus Pompeo de Mattos e Marildo Kronbauer também usaram a tribuna para parabenizar o homenageado. Eles salientaram a relevância da pesquisa científica e da educação para o progresso da sociedade.