Busca rápidaX

MANCHETES

Médico ijuiense lidera pesquisa no Rio Grande do Sul para criar vacina contra a dengue

9 de maio de 2022

O Brasil avança para ter uma vacina pelo SUS contra a dengue, causada pelo mosquito Aedes Aegypti. A pesquisa ocorre pelo Instituto Butantan, em parceria com diferentes órgãos do país. No Rio Grande do Sul, o trabalho é capitaneado pelo hospital São Lucas, da PUC, em Porto Alegre.

O responsável pela pesquisa no hospital São Lucas, médico infectologista, Fabiano Ramos (foto), durante entrevista hoje pela manhã na RPI, explicou que o estudo começou em 2016, porém foi interrompido em razão da pandemia Covid, até pela necessidade de produzir imunização contra o Coronavírus. Agora, o trabalho para uma vacina anti-dengue foi retomado e está na fase 3, ou seja, antes de chegar à população.

No Brasil, mais de 17 mil voluntários já receberam a imunização ou placebo, como forma de avaliar o medicamento. Agora, no Rio Grande do Sul a pesquisa vai acontecer em voluntários de Porto Alegre e Pelotas, total de mais de 700 pessoas, onde o índice de infectados com a dengue é baixo. O médico Fabiano Ramos, que é natural de Ijuí, comentou que a vacina contra a dengue vai prevenir em relação a quatro cepas da patologia e evitar casos mais graves da doença. A previsão é que a imunização esteja disponível para a população até 2024.

As fases 1 e 2 da pesquisa demonstraram que o medicamento é eficaz contra a dengue. No Brasil, já existe uma vacina anti-dengue, porém, está disponível apenas na rede privada de saúde, serve somente para pessoas de 9 a 45 anos e que já tiveram a patologia.

A preocupação com a dengue voltou com força, visto o reaparecimento e aumento de casos da doença, inclusive em Ijuí e região. Na última sexta-feira, Ijuí recebeu a confirmação de mais cinco casos de dengue. No total, nesse ano, o município contabiliza 46 contaminados pela patologia. O infectologista, Fabiano Ramos, liderou a pesquisa, também em parceria com o Butantan, para criação da vacina Coronavac, no combate à Covid.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí