Busca rápidaX

Menino autista pede respeito: “Se eu pudesse mudar o mundo, eliminaria todo preconceito que há por aí”

3 de abril de 2023

A sessão da Câmara de Vereadores de Ijuí realizada na noite desta segunda-feira, 3, contou com a participação da Associação dos Familiares e Amigos dos Autistas, a TEAmor, após convite do vereador Beto Noronha (PT). A presidente, Raquel Pinto, explanou sobre os desafios enfrentados pela associação que se mantém sem auxílio público. O projeto é desencadeado por famílias e amigos da causa e contempla diversas atividades que vão desde pinturas até práticas na cozinha. 

“Nos mantemos através de brechós solidários e venda de pizzas. O projeto TEA na Cozinha, por exemplo, ficou muito caro, até porque os preços dos alimentos aumentaram”, destacou Raquel. 

Pietro Pinto Rodrigues, de 11 anos, filho de Raquel, deixou uma mensagem emocionante ao falar para os vereadores e para o público que acompanhou a sessão. O menino pediu respeito. “Tenho muitas habilidades, mas também tenho algumas sensibilidades, como a auditiva. Não gosto de muito barulho. Também não gosto de muita alteração na rotina, como a troca de um professor. Quando fico muito ansioso, narro jogos de futebol ou mexo muito as mãos. Isso se chama estereotipia. Sou muito feliz, amo, muito minha família, gosto muito de futebol e valorizo muito a TEAmor na luta pelos direitos dos autistas. Se eu pudesse mudar o mundo, iria eliminar todo o preconceito que há por aí. Terminaria com a guerra na Ucrânia e iria querer um mundo de paz, tranquilidade e amor. Também mudaria a ideia de muitas pessoas que acham que autismo é doença. Eu me sinto muito bem sendo autista porque sou inteligente e gostaria que as pessoas me respeitassem como eu sou”, disse Pietro. 

A TEAmor fica localizada na sala 15 da Estação Cultura do Parque da Pedreira e luta por uma sede própria. 

 

 

error: Conteúdo protegido!