Busca rápidaX

Mesmo com estiagem, agricultor obtém boa produção de girassol em Ijuí

9 de janeiro de 2023

Uma das alternativas para a produção agrícola de Ijuí e região é o girassol. O agricultor Valdir Zardin, plantou 120 hectares no distrito de Mauá, interior de Ijuí. A colheita foi realizada recentemente, com rendimento médio de 30 sacas por hectare. Ele considerou uma produção bastante positiva, até pela estiagem que a cultura enfrentou.

Aliás, Zardin observa o girassol é mais resistente à falta de umidade do que o milho, que está praticamente perdido devido à seca. Com valor de cerca de 4 reais o quilo, cada saca de girassol resulta em aproximadamente 120 reais na venda.

Valdir Zardin é um dos maiores produtores de girassol da região e cultiva a espécie confeiteiro, que serve para alimentação humana, por exemplo, em hotéis. A produção é vendida para empresas que repassam a municípios do Rio Grande do Sul, mas também outras regiões, por exemplo, Estados de São Paulo e Pernambuco, além de exportação.

O produtor enfatiza que o girassol serve como boa opção para diversificação de cultura, sem necessidade de grandes investimentos em equipamentos. Isso porque para plantio pode ser utilizada plantadeira de milho e a colheita com plataforma também de milho.

Por outro lado, Zardin explica que logo após a colheita da aveia, efetua cultivo do girassol e, ao colher o girassol, já planta milho de segunda safra, ou seja, também garante diversificação de renda. Valdir Zardin tinha expectativa de colher entre 2.300 e 2.400 quilos de girassol por hectare, mas a estiagem causou quebra de 500 a 600 quilos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí