Busca rápidaX


Mesmo sem La Niña, resfriamento do Pacífico reduz chuvas em Ijuí e região

4 de janeiro de 2025
Situação do tempo neste sábado pela manhã em Ijuí

Conforme a meteorologista da RPI, Camila Cardoso, o La Niña não está configurado, o que significa alento, pois o fenômeno climático causa redução de chuvas. Porém, ela observa que as águas do oceano pacífico estão frias, o que vai resultar em volumes de chuva abaixo da média em Ijuí neste mês, especialmente os primeiros 20 dias, como tinha sido previsto no começo do verão.

Camila Cardoso reforça que haverá pancadas irregulares de chuva, com falta em muitas localidades e, por vezes, com temporais, justamente o que ocorreu nos últimos dias. O calor excessivo do momento também já estava previsto. No momento, vários locais de Ijuí e região têm falta de chuva.

Agricultura

Algumas áreas agrícolas de Ijuí sentem mais a atual falta de chuva, o que preocupa, especialmente, para soja e milho. Segundo a Emater, isso ocorre, por exemplo, nos distritos de Chorão, Santo Antônio e Rincão dos Gói. Porém, algumas comunidades registraram chuva nos últimos dias, como na Linha 9 Norte, com 70 milímetros.

O agrônomo, Edewin Bernich, explica que desde 19 de dezembro não ocorre chuva homogenia em Ijuí. Entre 30 e 40% da soja está em floração, fase que a planta precisa de bastante umidade. No momento não dá para falar em perda na soja, o que poderá mudar nos próximos dias, visto que a previsão de chuva não é boa para breve. Com a falta de precipitação climática, também fica difícil plantar soja no período tardio, ou seja, a partir de agora, após a colheita do milho. Inclusive, alguns produtores já iniciam esse cultivo.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí