O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu nesta sexta-feira a Medalha do Mérito Farroupilha durante solenidade no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. A distinção foi proposta pelos deputados Ernani Polo (PP) e tenente-coronel Zucco (PSL) e contou com a presença de autoridades civis e militares.
Freitas que é engenheiro civil assumiu o ministério em janeiro de 2019, com foco o programa de desestatização de ativos, a retomada de obras públicas inacabadas e melhoria no ambiente de negócios para a atração de investimentos privados para o setor. Já foram concedidos 70 ativos para a iniciativa privada, com a contratação de cerca de R$ 70 bilhões em investimentos privados para os próximos anos, além da entrega de mais de 150 obras públicas em todo o país.
Freitas falou ainda de obras em andamento no Estado, como a duplicação da BR 116, que teve 131 quilômetros concluídos e terá 231 quilômetros prontos até o final de 2021 e as obras de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo. Além das concessões dos aeroportos de Uruguaiana, Bagé e Pelotas, intervenções em ferrovias e dragagens de portos. Foram citados ainda projetos para o Rio Grande do Sul, como a extensão da BR 448 até Portão, a duplicação da BR 285, a travessia urbana em Ijuí, a ponte sobre o Arroio Ibicuí na BR 472, a construção da nova ponte em Jaguarão e a dragagem da Lagoa Mirim.