Durante a mobilização municipalista, realizada segunda-feira e ontem em Porto Alegre, iniciativa da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), um dos temas em debate foi referente à ideia do governo federal de extinção de pequenos municípios.
O presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) e prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima (foto), presente no evento, disse que há risco eminente da sugestão virar lei. Com isso, vários municípios gaúchos podem ser extintos, por exemplo, Bozano, Coronel Barros e Nova Ramada.
Isso porque, o governo federal propõe extinguir municípios com até cinco mil habitantes e com arrecadação própria inferior a 10% da receita total. Conforme Adriano Marangon, ao se manifestar na programação da Famurs, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, comentou que já percorreu outros Estados para evitar a aprovação do mencionado projeto. No Rio Grande do Sul, o esforço para evitar prejuízos aos pequenos municípios conta com apoio da Famurs.