A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul realiza durante esta quarta-feira, 19, manifestações em 17 municípios, incluindo Ijuí. O objetivo é reivindicar ajuda do governo federal para mitigar os efeitos da estiagem no estado. Em Ijuí, a mobilização começou em frente ao Banco do Brasil e seguiu pelas principais instituições bancárias do município.
A escolha do local de concentração, de acordo com a 2ª vice-presidente da Fetag, Elisete Hintz, se deve ao fato de ser o local em que os produtores buscam as linhas de crédito. “Não tem nada a ver com os bancos, nosso objetivo é chamar a atenção do Governo, por isso estamos em frente aos locais onde os créditos são buscados, mas, sem autorização do Governo, sem créditos”, pontua.
A Fetag quer, por exemplo, rebate de 35% sobre parcelas do Pronaf, prorrogação de parcelas dos financiamentos agrícolas, ajuda para operações de crédito não amparadas pelo Proagro ou Seguro Rural e linha de crédito emergencial, com teto de financiamento de até 50 mil reais, reembolso de até 10 anos e bônus de adimplência de 30%. A federal solicita, ainda, a flexibilização da regra que impede a contratação quando há três acionamentos do Proagro Mais nos últimos 60 meses para a mesma cultura.