Agricultores preparam grande mobilização para sexta-feira, 11, em Cruz Alta, na defesa pela securitização das dívidas. Projeto com esse objetivo tramita no Congresso Nacional. A iniciativa é do movimento Securitização Já e sindicatos rurais. A concentração de maquinários, demais veículos e participantes vai ser no parque de exposições, às 8 horas. Após, vai começar o tratoraço até o centro da cidade de Cruz Alta.
A ideia é fazer paradas defronte os bancos Sicredi, Banrisul e Banco do Brasil, com entrega de documentação para essas instituições financeiras. Além disso, a organização do evento solicita que o comércio cruzaltense feche as portas, pelo menos, das 13 e 30 às 16 horas de sexta-feira, em apoio ao tratoraço. Além de produtores de vários municípios, a manifestação deverá contar com presença de senadores, deputados, prefeitos, demais lideranças políticas, Fetag, Farsul, dentre outros.
A partir de amanhã, agricultores poderão levar maquinários para o parque de exposições de Cruz Alta para mobilização de sexta-feira. O movimento em Cruz Alta vai ser mais um momento de manifestações que ocorrem no Rio Grande do Sul desde 13 de maio.Os produtores querem a securitização, ou seja, prorrogação de débitos rurais por 20 anos, visto descapitalização dos agricultores em razão das últimas frustrações de safras, devido a problemas climáticos. Ainda sobre mobilização a favor da securitização de dívidas agrícolas, amanhã haverá manifestação em Frederico Westphalen, na próxima segunda-feira em Bagé, e dia 18 deste mês em Santiago