Produtores de leite do Rio Grande do Sul vão se mobilizar novamente por melhorias de preço e pedir suspensão ou redução da importação do produto do Mercosul, especialmente da Argentina e Uruguai. Nesta terça-feira, 01, haverá manifestação no município de Porto Xavier.
Além de agricultores, terá participação da Fetag – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul – e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A Fetag regional de Ijuí estará presente, com um ônibus de representantes, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí e demais sindicatos da mesma área de abrangência.
A recepção das caravanas acontecerá por volta das 8 horas e 30 minutos na praça central de Porto Xavier. Após, terá ato defronte à Receita Federal e, na sequência, mobilização no porto internacional, com interrupção da passagem de veículos do Brasil para a Argentina e vice-versa.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Xavier, Ademir Luis Schillreff, disse para a RPI que nos últimos três meses os produtores gaúchos registram redução média de 80 centavos por litro no recebimento do preço do leite. A média paga por litro de leite está em 2 reais e 20 centavos. Para Ademir, o preço deveria ser de 3 reais, visto os custos de produção.
Ontem pela manhã, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Xavier falou sobre mobilização de amanhã durante entrevista no programa Progresso Rural. Ele ainda abordou outras reivindicações a serem apresentadas na manifestação, por exemplo, mudança em regras do Proagro, para que agricultores familiares não fiquem impedidos de acessar o seguro agrícola por terem obtido o benefício de forma seguida nos últimos três anos, em razão das estiagens.
A programação ainda pedirá correção no limite do Imposto de Renda e rebate para enquadramento no Cadastro Ambiental Rural, com juro diferenciado para custeio e investimento. O Progresso Rural vai ser reprisado, hoje, a partir das 22 horas, no programa Cia da Noite. Abaixo, confira o Progresso Rural de ontem: