Uma declaração do presidente estadual do PSDB, Mateus Wesp, em Passo Fundo, tornou público o que vinha sendo discutido apenas nos bastidores do Palácio Piratini: a mudança no modelo de distanciamento controlado para enfrentamento do coronavírus. Em reunião em sua residência com proprietários de arenas e ginásios esportivos, Wesp avisou que em 10 dias “o distanciamento controlado vai mudar” e que o governo estadual transferirá para os municípios a responsabilidade de decidir sobre “o abre e fecha” da economia.
À coluna, o governador Eduardo Leite negou que esteja “jogando a toalha”, mas confirmou que estuda, sim, mudanças no modelo de distanciamento controlado:
— Não estou jogando a toalha. Mas estamos analisando uma forma de colocar mais responsabilidade para os prefeitos para promover mais engajamento. Vamos chamar uma reunião com a Famurs e associações de municípios esta semana.
A data da reunião ainda não está definida. Nesta segunda-feira (20), Leite participa do programa Roda Viva, da TV Cultura, em São Paulo, de onde só deve retornar na terça-feira.