Um grupo de moradores do bairro São Geraldo realizou na manhã de hoje (28), um protesto queixando-se das condições do passeio público das ruas Professora Ângela Maria Lucchese e Emílio Frederico Buhrer em Ijuí.
De acordo com o professor Eliseu Kotlinski, as obras no local começaram a ocorrer, inclusive com a colocação do novo piso, que qualificava o ambiente, dando mais conforto aos pedestres que utilizam o espaço. A decepção, porém, surgiu após um imbróglio entre a prefeitura e a empresa vencedora da licitação, contratada para a realização do serviço. O desacordo atingiu o ponto do calçamento que já havia sido colocado ter sido retirado, deixando o passeio abandonado, com terra e barro (quando chove), permitindo assim o surgimento de vegetação.
Após a conversa com os moradores, a reportagem RPI entrou em contato com a Yuri Pilissão, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que através de nota oficial, respondeu o questionamento sobre a situação da licitação. Segundo ele, “a obra de reforma dos passeios públicos do Bosque dos Capuchinhos está atualmente em processo de rescisão contratual com a empresa responsável”. Na publicação ele diz ainda que a “administração municipal já está em contato com a empresa habilitada para garantir que, assim que o termo de rescisão seja formalizado, a execução dos serviços seja retomada imediatamente”.
Leia a íntegra da resposta enviada pelo secretário:
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que a obra de reforma dos passeios públicos do Bosque dos Capuchinhos está atualmente em processo de rescisão contratual com a empresa responsável. A rescisão do contrato foi necessária devido ao não cumprimento das especificações previstas no projeto, além da ausência recorrente da empresa no local, o que resultou em atrasos e no descumprimento dos prazos estabelecidos.
Esclarecemos que foi realizado um aditivo contratual para a remoção de maior quantidade de calçada e dos meios-fios antigos, serviços esses que não estavam contemplados no projeto licitado e que estão atualmente em processo administrativo. No entanto, a execução das novas calçadas de pisos intertravados e a colocação das novas guias de meio-fio não foram pagos, pois esses serviços não estavam em conformidade com o projeto aprovado. Diante disso, a empresa optou por retirar os materiais executados, uma vez que não seriam pagos, conforme as condições contratuais.
Atualmente, estamos tramitando os processos administrativos relacionados a última medição, e tão logo esses trâmites sejam concluídos, o contrato será formalmente rescindido. Após a conclusão dessa etapa, a segunda colocada no processo licitatório será convocada para dar continuidade à reforma dos passeios públicos.
A administração municipal já está em contato com a empresa habilitada para garantir que, assim que o termo de rescisão seja formalizado, a execução dos serviços seja retomada imediatamente.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a conclusão da obra, assegurando a qualidade na execução e a adequada aplicação dos recursos públicos. A população será mantida informada sobre o andamento desse processo por meio dos canais oficiais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.