Moradores da rua 24 de fevereiro, próximo da esquina com a Ernesto Alves, no Centro de Ijuí, tem reclamado de um problema quando chove envolvendo a rede de esgoto da Corsan.
Conforme a moradora Aldeci Krug, em dias de chuva é comum haver esgoto que vaza da rede para a rua e calçadas, chegando até a invadir residências localizadas em partes mais baixas. Além do mau cheiro, a sujeira resultante desse problema causa transtorno aos residentes locais.
“Começou desde que a nova rede foi colocada. Na primeira chuva em excesso que deu houve esse problema nas caixas de esgoto. A água vaza da rede e deixa um cheiro insuportável, a rua fica horrível de se aguentar, além da sujeira que resta sobre a rua e calçada. Além disso, em alguns dias até dentro de casa há o vazamento de esgoto”, cita Aldeci.
Conforme o gerente da Corsan de Ijuí, Flavio Krampe, o problema é ocasionado pelos próprios moradores, que fazem a ligação errada na rede de esgoto.
Segundo ele, a rede de esgoto da Corsan é exclusiva para o resíduo cloacal, sendo proibido ligar o esgoto pluvial, proveniente da água da chuva, na rede. Desta forma, conforme o gerente da Corsan na cidade, a água da chuva deve ser separada do esgoto doméstico.