Desde os últimos anos, o município de Ijuí vive realidade diferente no carnaval. Com o fim dos blocos carnavalescos, não há mais termo de ajustamento de conduta entre Ministério Público e Conselho Tutelar quando a participação de menores nas festas. Porém, segue a legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente que estabelece regras e punições.
Na Colmeia do Trabalho, agora as programações momescas ocorrem em clubes ou casas noturnas. Segundo a Conselheira Tutelar de Ijuí, Luciana Bohrer, adolescentes de 16 a 18 anos só podem ingressar nesses locais se tiverem autorização por escritos dos pais. Além disso, de preferência é importante que um adulto esteja presente. Menores de 12 anos somente ficam em programações acompanhados dos pais.
Luciana Bohrer ainda ressalta que o Conselho Tutelar orientou bares, casas noturnas e outros estabelecimentos sobre proibição de venda de bebida alcoólica para menores de idade. Maiores de idade que adquirirem esse tipo de bebida e repassarem para crianças e adolescentes, também respondem criminalmente.
Qualquer denúncia pode ser feita para o Conselho Tutelar de Ijuí, via whatsapp 55 – 9-9103-3091. Bohrer também alerta sobre proibição de qualquer substância ilícita para menores de idade. A Brigada Militar de Ijuí também ajuda o Conselho Tutelar na fiscalização de menores no carnaval que vai até terça-feira.