Fazendo parte da celebração dos 150 anos da Imigração Italiana no RS, 150 mudas da variedade histórica da parreira CRINTO, importados da região de Vêneto na Itália, foram destinados para o estado. Segundo o responsável pelo plantio na região, Sérgio Correa, como o Rio Grande do Sul recebeu 150 mudas, 10 plantas foram encaminhadas para Ijuí.
Explicou que com isto, várias comunidades, cidades de referência da colonização italiana, serão contempladas com esta variedade secular da parreira. A CRINTO, é uma variedade de uva milenar e se apresenta pela sua resiliência e perseverança, se assemelha a grande sagra dos Imigrantes italianos que abandonaram suas raízes para manter suas famílias no Brasil.
Em Ijuí a muda da referida parreira será plantada em Colônia Santo Antônio, Distrito de Floresta e no Centro Cultural Italiano no Parque de Exposições Wanderley Burmann.
Em Bozano, ficará no distrito de Santa Lúcia, Pejuçara haverá ainda a definição do local e Catuipe na Sociedade Cultural Italiana. Em Augusto Pestana ficará na localidade de Rosário em Jóia em local a ser definido. Há ainda tratativas para plantar a muda da parreira em Ajuricaba.