Busca rápidaX

MANCHETES

“Mulheres de Ijuí estão há anos na fila por cirurgia de ligadura de trompas” diz Vereadora Alexandra Lentz

25 de maio de 2021

Há mais de três anos nenhuma mulher, que busca uma cirurgia para a ligadura de trompas, em Ijuí, realiza o procedimento. O assunto veio a tona nesta segunda-feira(24) durante a sessão da Câmara Municipal de Vereadores. A vereadora Alexandra Lentz (PDT), ao utilizar a tribuna do parlamento, disse que soube deste problema durante uma reunião virtual do Fórum Permanente da Mulher.

Em entrevista à Rádio Progresso Alexandra Lentz confirmou essa informação. “Desde 2017 nenhum hospital de Ijuí está credenciado pelo Estado para realizar esse procedimento”. A vereadora lembrou que no período em que era secretária da saúde o Hospital Bom Pastor realizava as cirurgias. Cerca de duas por mês. “Precisamos mobilizar os poderes públicos e cobrar uma posição do Estado”, disse.

Alexandra acredita que exista uma grande fila de mulheres que aguardam por esse procedimento. “São casos delicados. A ligadura de trompas só acontece quando se esgotam todas as opções contraceptivas”, relatou. Segundo a vereadora o caminho para conseguir a liberação para a cirurgia é longo. A mulher precisa passar por uma rigorosa avaliação médica e psicológica e ainda assinar um termo onde outorga a sua consciência que este é um procedimento sem volta.

“Imagina passar por tudo isso e ainda não conseguir o procedimento”, questionou Alexandra Lentz. A ligadura de trompas só é autorizada em casos específicos, sempre com o acompanhamento médico.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!