Há mais de três anos nenhuma mulher, que busca uma cirurgia para a ligadura de trompas, em Ijuí, realiza o procedimento. O assunto veio a tona nesta segunda-feira(24) durante a sessão da Câmara Municipal de Vereadores. A vereadora Alexandra Lentz (PDT), ao utilizar a tribuna do parlamento, disse que soube deste problema durante uma reunião virtual do Fórum Permanente da Mulher.
Em entrevista à Rádio Progresso Alexandra Lentz confirmou essa informação. “Desde 2017 nenhum hospital de Ijuí está credenciado pelo Estado para realizar esse procedimento”. A vereadora lembrou que no período em que era secretária da saúde o Hospital Bom Pastor realizava as cirurgias. Cerca de duas por mês. “Precisamos mobilizar os poderes públicos e cobrar uma posição do Estado”, disse.
Alexandra acredita que exista uma grande fila de mulheres que aguardam por esse procedimento. “São casos delicados. A ligadura de trompas só acontece quando se esgotam todas as opções contraceptivas”, relatou. Segundo a vereadora o caminho para conseguir a liberação para a cirurgia é longo. A mulher precisa passar por uma rigorosa avaliação médica e psicológica e ainda assinar um termo onde outorga a sua consciência que este é um procedimento sem volta.
“Imagina passar por tudo isso e ainda não conseguir o procedimento”, questionou Alexandra Lentz. A ligadura de trompas só é autorizada em casos específicos, sempre com o acompanhamento médico.