O município de Ajuricaba confirmou, ontem, 14, o primeiro caso de dengue neste ano. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Aline Schneider, se trata de um caso importado. Ressaltou que a equipe de vigilância ambiental e agentes de saúde efetuam ações de bloqueio, inclusive com aplicação de inseticida, para eliminar o mosquito Aedes aegipty.
Nos próximos dias haverá mutirão de limpeza. Dia 25 deste mês, a ação vai ocorrer no bairro João Carlini, em direção ao bairro Planalto; dia 2 de maio no bairro Planalto, em direção ao centro da cidade; e dia 8 de maio do centro até o bairro Modelo. Os moradores ajuricabenses deverão fazer a remoção prévia do que querem descartar, principalmente materiais que possam servir de foco do inseto, com exceção de lixo eletrônico, e a secretaria de Obras vai realizar o recolhimento. Além disso, existem 21 suspeitos de dengue.
Recentemente, Ajuricaba teve um caso de Febre chikungunya, também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mas importado de outro Estado. Trata-se de uma mulher que já está recuperada. Nos últimos dias, a prefeitura de Ajuricaba emitiu decreto que proíbe reserva de água das chuvas por três meses, pois é na água parada que o Aedes aegipty se prolifera.