O município de Bozano vai investir 60 mil reais na perfuração de poços artesianos e 70 mil em abertura e manutenção de açudes. Os recursos são resultados da decretação de situação de emergência em razão da estiagem, que afetou o município no verão passado.
Conforme o secretário de Agricultura de Bozano, Vladimir Buzeto, no que se refere a poços artesianos, a perfuração vai acontecer em comunidades mais atingidas pela seca, no entanto, ainda haverá definição das localidades.
Já no tocante a açudes, a secretaria municipal de Agricultura já efetua levantamento da demanda em propriedades rurais. Posteriormente, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural vai aprovar os agricultores beneficiados.
Vladimir Buzeto esclarece que o dinheiro para açudes também poderá ser utilizado para abertura de bebedouros aos animais. Por outro lado, a prefeitura de Bozano vai receber 28 mil reais do governo do Estado para compra de adubo. Também haverá contrapartida do município.
Vai ser possível adquirir 28 mil quilos de fertilizantes. O projeto foi aprovado na Consulta Popular do ano passado. A distribuição do produto para os agricultores bozanenses vai acontecer conforme plano de trabalho do Comude.