Busca rápidaX


Município de Catuípe decreta situação de emergência em razão da estiagem

7 de fevereiro de 2023

O município de Catuípe é mais um da região a decretar situação de emergência em razão da estiagem. A decisão foi tomada ontem, 06, durante reunião na prefeitura entre poder público, Emater e demais entidades. O agrônomo do escritório da Emater, Cleriston Marchesan, disse que possivelmente quinta-feira vai ser divulgado o levantamento de perdas.

No entanto, hoje pela manhã ele antecipou que na soja o cálculo indica redução de aproximadamente 45% na produtividade, em relação ao que foi inicialmente estipulado em termos de rendimento. Em relação ao milho grão, cerca de 70% é irrigado em Catuípe, o que reduz bastante os estragos pela falta de chuva. Já no milho para silagem, que está na área de sequeiro, da previsão de 40 toneladas por hectare, agora é de 14 toneladas.

Cleriston Marchesan enfatizou que em algumas regiões de Catuípe choveu bem, especialmente nos limites com os municípios de Chiapetta e Independência, por exemplo, no reassentamento Nova Esperança e localidade de Taquaruçu, onde a soja tem bom desenvolvimento se comparar com demais áreas que sofrem com a estiagem. A escassez hídrica em Catuípe também causa diminuição de água para animais e consumo humano.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí