O Executivo de Ijuí assinou, no final da tarde desta quinta-feira, 30, o decreto de situação de emergência em razão dos prejuízos causados pela estiagem. Agora, o documento é encaminhado para o governo estadual, a fim de obter o reconhecimento e, após, a expectativa é pela aprovação da União.
Se isso ocorrer, o município poderá receber ajuda e dispensar a necessidade de licitação para compra de bens para auxiliar a comunidade atingida pela seca. Além disso, o agricultor poderá renegociar dívidas devido à perda das plantações durante a estiagem. Levantamento do começo desta semana apontava perdas entre 195 e 200 milhões de reais, principalmente pela quebra no milho, soja e pastagens. Porém, esse número deve ter aumentado. Ijuí também registra redução de água para os animais, o que leva a prefeitura a abrir bebedouros em propriedades rurais.
Também hoje, o município de Catuípe decretou emergência em virtude da estiagem. A prefeitura realiza abertura e limpeza de bebedouros para oferecer água aos animais, entrega de água com caminhões pipa, abertura de um poço artesiano na comunidade de Ilha Grande, além do repasse de kits alimentares às famílias em vulnerabilidade social. Nas lavouras de milho de Catuípe as perdas chegam a 80%.
Quem também assinou decreto de emergência, hoje, pelas consequências da seca foi Augusto Pestana. O prejuízo estimado é de 83 milhões, 548 mil reais, especialmente com perdas no milho, soja e produção leiteira. Poços artesianos têm redução drástica de água. Na área rural, a prefeitura de Augusto Pestana realiza abertura de bebedouros para disponibilizar água para os animais. Também decretaram emergências nas últimas horas os municípios de Alpestre, Derrubadas, Salto do Jacuí, Seberi, Vista Alegre, Sagrada Família e Selbach.
Confira, na íntegra, o decreto de situação de emergência de Ijuí em função da estiagem