Aprovado na Câmara de Vereadores de Ijuí, na sessão ordinária desta segunda-feira, 01, projeto que cria o programa Família Acolhedora para idosos no município. A proposta visa estabelecer medidas de proteção para a pessoa idosa, pessoa com deficiência ou com transtorno mental grave e persistente, em situação de extrema vulnerabilidade.
A Assistente Social Daiane de Quadros, disse na Rádio Progresso que já existe no município o Família Acolhedora para Crianças e Adolescentes e agora está sendo estendido este trabalho para acolher pessoas idosas. A ação visa o acolhimento de pessoas idosas por famílias cadastradas no CREAS, para desenvolverem este serviço.
Para se habilitar, as pessoas precisam ser residentes no município no mínimo 12 meses, ter condições de receber e manter estes idosos de forma digna, oferecer alimentação e acompanhamento tanto assistencial como de saúde. Uma equipe técnica fará a fiscalização do acolhimento, realizado pela secretaria de assistência social, através do CREAS.
Cada família que acolher estes idosos, receberá um auxílio no valor de R$ 2 mil, para manter o atendimento. Os assistidos serão pessoas acima de 60 anos de idade que tiveram seus direitos violados, ou em situação de vulnerabilidade.
Entre os requisitos destas famílias que poderão se inscrever, consta que todos os membros da família precisam concordar com o acolhimento, precisam gostar de idosos, apresentar documentação de todos os integrantes da família, comprovante de negativa de antecedentes criminais, possuir idade entre 21 e 60 anos, disponibilidade de tempo para cuidar de pessoas e ter saúde mental comprovada.
Hoje o município de Ijuí possui em instituições de longa permanência, cerca de 45 idosos internados ou acolhidos. Com deficiência são cerca de 15 pessoas atendidas nestes locais no momento. Mais informações podem ser obtidas junto ao CREAS na Rua José Bonifácio, 700, centro de Ijuí, ou pelo fone 3331 8244.