Com objetivo de alavancar a produção de ovinos em Ijuí e região, poder público e produtores trabalham para ampliar o Núcleo de Ovinos Noroeste/Missões, lançado sexta-feira passada, durante a Expofest, no parque Wanderley Burmann de Ijuí.
O secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí, Émerson Pereira, ressalta que no próximo mês haverá reuniões para constituir o estatuto da entidade e inserir mais agricultores no núcleo. Ele frisa que existem interessados em se agregar à entidade, por isso, ocorre encaminhamento via prefeitura e Unijui.
Com a criação do núcleo, está confirmada a implantação de um frigorífico de ovinos, que vai ser instalado no distrito de Barreiro, interior de Ijuí. Uma das proprietárias, Andressa Gressler Stumm, esclarece que o local vai receber cordeiros de produtores, ou seja, ovelhas e caneiros pequenos, seguir com criação em confinamento, para posterior abate quando os animais tiverem média de 38 a 42 quilos.
Essa parceria no núcleo vai possibilitar que o frigorífico tenha animais para abate de forma constante e para os produtores a garantia de venda. Andressa Gressler Stumm afirma que o frigorífico São Gonçalo, nome dado à empresa, deve começar atuação da metade do próximo ano. A capacidade vai ser de abater cerca de 100 animais por dia, em torno de dois mil quilos de carne. Já o confinamento vai ter área para 800 a mil cordeiros.
A ideia inicial é abastecer o comércio de Ijuí e região com carne de ovelhas e carneiros, mas também ampliar para todo Rio Grande do Sul. Domingo, às 6 horas e 30 minutos, Andressa, que também é médica veterinária, vai falar mais sobre o frigorífico de ovinos, em Ijuí, durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI.