Em reunião ontem (20), no gabinete do Executivo, estiveram reunidos o Prefeito Jacques Barbosa, o secretário do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros e o diretor da pasta, Antonio Cardoso. Na reunião foi apresentado ao prefeito o resultado do diagnóstico sobre o saneamento do meio rural e estabelecidas metas para os próximos anos de governo.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, foram colhidas informações com os moradores do interior sobre o abastecimento de água, recolhimento de resíduos, aproveitamento de água da chuva, nascentes, esgotamento sanitário, uso de agrotóxicos e destinação das embalagens, produção da área rural e situação do solo. Medeiros também ressalta que serão elaborados projetos e articulados novos recursos para investimentos. “Queremos capacitar às agentes de saúde para que elas orientem os moradores sobre a compostagem, para que o lixo úmido produzido na propriedade seja reaproveitado na propriedade”, enfatiza.
Sobre o assunto, o prefeito Jacques Barbosa diz estar disposto a buscar recursos para que as prioridades elencadas pelo levantamento no meio rural sejam concretizadas de forma rápida e eficaz. “Nos próximos dias estaremos em Brasília e tentaremos articular recursos para investimentos e melhorar ainda mais a qualidade do abastecimento de água para o interior. Essa questão é de extrema importância para o Governo Municipal”, concluiu Jacques.