Busca rápidaX


MANCHETES

Municípios do Corede Noroeste Colonial atingem percentual mínimo de votos na Consulta Popular

9 de dezembro de 2024

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, acredita que hoje à tarde o governo estadual divulgue o resultado da votação da Consulta Popular deste ano. O processo aconteceu semana passada, quando os eleitores, de forma voluntária, votaram em projetos para receber recursos financeiros do Executivo gaúcho no próximo ano.

Dentre os 11 municípios do Corede Noroeste Colonial, a lista de votação tinha seis projetos, ou seja, sobre aquisição de equipamentos e veículo para a Fecolônia, adubação e correção de solo, qualificação de espaços físicos para idosos, dinheiro para as Apaes de Ijuí e Jóia, constituição de um laboratório de inteligência artificial para o desenvolvimento regional, também construção de fossas sépticas para famílias de baixa renda e agricultores familiares.

Os quatro projetos mais votados vão ter direito a verbas. Para o Corede da região de Ijuí, o Estado destinou 1 milhão, 728 mil reais a fim de distribuir entre as demandas eleitas. Porém, se o conselho ficar entre os nove Coredes do Rio Grande do Sul com mais votação, receberá recursos extras.

O presidente do Corede Noroeste Colonial, Nélson Thesing, disse, nesta manhã, que além da divulgação dos projetos mais votados, outra expectativa é, justamente, saber se haverá dinheiro extra. O que já está confirmado é que todos os 11 municípios do Corede Noroeste Colonial atingiram o mínimo de 2% de votantes para terem direito e receber verbas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí