Busca rápidaX

Museu Antropológico Diretor Pestana e a Caixa Econômica Federal concluem intervenções na Exposição de Longa Duração

3 de abril de 2019

A Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana, juntamente com o Museu Antropológico Diretor Pestana e a Caixa Econômica Federal realizaram nesta tarde uma celebração de conclusão de intervenções na Exposição de Longa Duração. O evento ocorreu na sede do espaço cultural.
Os movimentos iniciaram em 2017, quando o Museu foi contemplado com o Projeto “Adaptação do Espaço da Exposição de Longa Duração do Museu Antropológico Diretor Pestana com Vistas à Universalização do Acesso”, selecionado pelo Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.
Segundo a diretora do Museu, Stela Zambiazi de Oliveira, na primeira etapa foi executada a construção de sanitários externos, mais espaçosos, com fraldário e acessibilidade para cadeirante.
Na segunda etapa foram realizadas adequações e reformas nos espaços internos da Exposição de Longa Duração, com a construção de rampa (onde havia escada) e colocação de corrimãos. Foram executadas ainda adequações  no acesso de entrada, com a troca do piso e porta de vidro. Nos espaços externos foram instalados guarda-corpo e corrimãos.
Segundo a diretora, todas as reformas foram projetadas com vistas à segurança e acessibilidade. “Queremos dar condições para que o nosso visitante, independente da condição física dele, consiga ter acesso as informações do Museu, a nossa memoria e a nossa história” destaca Stela. 

No evento desta tarde,  foi divulgado a terceira e última etapa das intervenções, que consiste na apresentação da compra de monitores touch screen, uma tecnologia inovadora que vai permitir a interação da comunidade com legendas e gravações. “A partir de agora será possível que pessoas surdas possam ler o conteúdo em nossas telas, que pessoas cegas possam ouvir, enfim, através desses monitores as pessoas com diversas dificuldades vão conseguir prestigiar as informações que temos aqui”, comemora Stela.  
No total, o Museu Antropológico Diretor Pestana foi contemplado com 250 mil reais por meio do patrocínio da Caixa Econômica Federal. Para o Gerente Geral da Agência da Caixa de Ijuí, Marcos Rogério Martins, é uma satisfação ver o resultado de todo empenho. “É uma entrega que está sendo feita pensando em toda comunidade regional, principalmente no que refere-se a acessibilidade, facilitar o acesso de qualquer pessoa a um espaço como este é sem dúvida gratificante” destaca Marcos. 

O Museu Antropológico Diretor Pestana fica aberto em horário comercial, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, porém, existe a possibilidade de agendamento para grupos em horário diferenciado, para isso, basta entrar em contato com o Museu através do telefone (055) 3332-0257. 

Outra novidade em conjunto com a Caixa Econômica Federal anunciada hoje pela diretora Stela é que a partir de agora, na segunda quinta-feira e última terça-feira de cada mês a visitação será gratuita para a comunidade de Ijuí.

Confira as fotos do evento: 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!