Uma moção de apoio ao projeto de lei do deputado estadual Luiz Marenco que dispõe do “Programa Estadual Escola Segura”, proposta pelo vereador Matheus Pompeo de Mattos (PDT), gerou debates na sessão da Câmara de Vereadores de Ijuí na noite desta segunda-feira (10). Após o ataque ocorrido em uma creche em Blumenau (SC) que matou quatro crianças, o sinal de alerta foi aceso aos políticos gaúchos. Neste sentido, o vereador falou da necessidade de investimentos em segurança nos educandários.
Pompeo citou um fato ocorrido na manhã desta segunda-feira, em uma escola de Camaquã, onde um aluno de 12 anos foi apreendido com um revólver calibre 38. “Isso aconteceu hoje. Não podemos medir esforços para darmos segurança às nossas crianças. Propus através de um anteprojeto que as escolas tenham detectores de metais. Essas ferramenta tem um custo aproximado de R$ 7 mil. Não podemos economizar quando o assunto é segurança para as nossas crianças”, destacou.
O vereador Ricardo Adamy (MDB) informou que o município está se adequando para que haja mais segurança nas escolas. “Já estamos nos adequando. Já existem recursos para termos o videomonitoramento nas escolas do nosso município. Várias ações estão sendo feitas. Não adianta termos detectores de metal se as escolas estão abertas. São somas de ações que deveremos fazer. Algo que está sendo elaborado é o PPCI”, revelou.
Jorge Amaral (PP), por sua vez, foi mais incisivo em sua fala. “Me desculpe àqueles que acreditam que com flores vamos corrigir as mazelas da sociedade. Precisamos refletir onde a nossa sociedade quer chegar. A sociedade não pode ter vergonha de punir psicopatas desta natureza. Pena de morte resolveria”, disse.