Uma entrevista que seria para falar sobre uma possível presidência de Paulo Braga no legislativo ijuiense em 2023, tomou outro rumo. O vereador do PDT se emocionou ao ser questionado sobre racismo e capítulos importantes da sua vida. A conversa ocorreu no programa Rádio Ligado. A avó de Braga – que o criou – faleceu após ser acometida com um câncer de intestino quando ele tinha 15 anos. Como estava no ensino médio ele se obrigou a interromper os estudos por um tempo porque tinha que trabalhar.
“Depois comecei a morar de favor, em pensão e com tios meus. Retornei a estudar e quando concluí o ensino médio fiz o concurso da prefeitura consegui uma vaga de serviçal, onde trabalhei por 12 anos em escolas e cozinhas comunitárias. Também me inscrevi em um programa habitacional, onde conquistei um lar”, destacou.
Antes de ser vereador, Braga foi presidente do bairro Boa Vista. Hoje, é integrante da casa afro e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e comunitárias. Hoje, Braga está concluindo a pós-graduação em gestão pública.
Emocionado, durante a entrevista no programa Rádio Ligado, o vereador disse que através da educação o racismo será vencido. “Precisamos ser resistência. Não podemos aceitar o racismo. Hoje eu não sinto mais como antes por conta da posição que eu estou, mas tenho que lembrar de outras pessoas que sentem. Há muito racismo no nosso município e em nosso país, o que precisa ser combatido”, concluiu.