Busca rápidaX

MANCHETES

“Não temos água para beber”: moradores da Linha 04 Leste sofrem com a estiagem

7 de fevereiro de 2023

A falta de água está causando estragos em todas as regiões do estado. Não só os cultivos agrícolas destinados à comercialização estão registrando expressivas perdas, mas também a própria subsistência de muitas famílias está em risco. Em Ijuí, moradores da Linha 04 Leste relatam faltam de água há pelo menos três meses, quando as reservas secaram, devido à estiagem. Eles não têm água para o consumo, tampouco para as atividades rotineiras, como preparo dos alimentos, banho e limpeza da casa. 

No intuito de amenizar os problemas causados pela estiagem, a prefeitura perfurou quatro poços artesianos em diferentes localidades do interior, no entanto, o processo de conclusão dos trabalhos até que o abastecimento através dos poços aconteça, demanda de iniciativa também das associações de moradores e pode ser moroso. Desta forma, os servidores fazem contato com os moradores mais afetados, afim de buscar uma solução conjunta. 

A dona de casa Rosângela Copetti é mãe de cinco filhos, dois deles pequenos (dois anos e nove meses) e clama por ajuda. “Precisamos de ajuda urgente, que alguém faça alguma coisa por nós. Será que tem como mandar um caminhão com água?”. Ela relata já ter procurado ajuda junto à prefeitura.  “Perfuraram o poço artesiano aqui, mas não fizeram encanamento. Precisamos que algo seja feito urgente”, diz. 

A reivindicação dela é a mesma da dona Gicelda Pieczek, residente no Distrito de Santana. “Precisamos que as coisas sejam resolvidas pra nós, precisamos que esse poço comece a abastecer as residências”, disse. 

O secretário Emerson Pereira, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), que explicou que alguns procedimentos demandam ações da prefeitura, outros dependem de iniciativa dos moradores, como providenciar ponto de energia. A pasta já conversou com os moradores e orientou quanto aos trâmites necessários e o contato está sendo retomado, afim de resolver a situação. Além disso, a secretaria trabalha para resolver demandas pontuais e auxiliar quem enfrenta os problemas mais severos causados pela estiagem.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!